A motivação para a participação neste livro foi a sua proposta de contribuir para o campo educacional e com as pesquisas voltadas aos desafios educacionais, sobretudo, da educação profissional e tecnológica, assim como para as políticas públicas em educação.
O capítulo 12, titulado “Diálogo sobre a disciplina à luz dos pensamentos de Michel Foacault e Antônio Gramsci” resulta de uma pesquisa exploratória, através da qual foram observados e analisados a manutenção da lógica do capital e o controle das massas sociais preservando as categorias antigas do projeto de nação e da educação ocidental.
Fato comprovado em 2017, quando o governo Michel Temer realiza alterações legais objetivando modificar a estrutura do ensino médio, sinalizando características de retrocesso ao modelo até então vigente (pesquisa sobre ensino médio no Brasil em andamento).
Como referenciar:
MEDEIROS, J. L.; PEREIRA, F. S. Diálogo sobre a disciplina à luz dos pensamentos de Michel
Foacault e Antônio Gramsci. In: Políticas Públicas na Educação Brasileira: educação profissional
e tecnológica..1 ed.Porto Alegre: Atena, 2019, v.1, p. 116-127.