Search

Gamificação aplicada ao ensino do idioma português para militares estrangeiros.

O ensino do idioma português como segunda língua é um desafio para o aluno e também para o professor. Logo, a energia de trabalho intelectual despendida pelo aluno nesta nova compreensão de mundo ocorre também para o professor ao criar novas soluções que direcionem ao êxito da missão. Neste sentido a sala de aula passa a ser um grande laboratório de aprendizado e de testagem também para o docente que se predispõe ao novo. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de transformação do ensino e reinvenção das ferramentas sejam as pedagógicas como as tecnológicas.

Desta forma foi que nasceu a oportunidade de unificar no ensino do idioma português para militares estrangeiros a experiência da interdisciplinaridade e do ensino por competências, a prática no EAD e a vivência na Metodologia Ativa de aprendizagem de sala de aula invertida. Os conceitos e propostas pedagógicas destes quatro componentes foram unificados e vivenciados sob forma de projeto piloto cuja proposta é a de utilizar a gamificação como cenário no processo de ensino-aprendizagem.

ARTIGOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER