MATERIAIS DIDÁTICOS

Livros didáticos: 

Objetivo do material: apresentar uma proposta pedagógica de um conteúdo selecionado no Idioma Português para Estrangeiros, organizado segundo uma progressão bem definida, clara e didaticamente adequada aos processos cognitivos próprios à etapa de desenvolvimento e de aprendizagem em que se encontre o aluno. 

Ou seja, após descrito o perfil dos alunos (da turma ou curso), a função do livro didático é a ser utilizado coletivamente servindo de suporte para o ensino, um instrumento de trabalho para o professor e aluno. 

Algumas editoras disponibilizam o livro completo para download. Assim, havendo interesse pelo material, recomenda-se que o aluno ou professor aprofunde a sua busca na web. 

MUITO PRAZER: FALE O PORTUGUÊS DO BRASIL

MUITO PRAZER: FALE O PORTUGUÊS DO BRASIL

O objetivo do livro Muito Prazer – Fale o Português do Brasil é capacitar o aluno, de qualquer nacionalidade, que deseja aprender o português do Brasil e comunicar-se com precisão e fluência. Para isso, o Muito Prazer oferece uma abordagem nova para o ensino e aprendizado do português, que combina as melhores características das abordagens mais modernas de ensino e língua estrangeira, sem deixar de lado o estudo das estruturas que formam a língua portuguesa.

NOVO AVENIDA BRASIL, 1, 2 e 3

NOVO AVENIDA BRASIL, 1, 2 e 3

O livro Novo Avenida Brasil 1 constitui o módulo básico no qual o aluno terá os primeiros contatos com a língua portuguesa (fonética, fonologia, apresentação, escrita e audição), além dos aspectos culturais do Brasil. No curso intermediário (livro 2) é enfatizada a conversação. No livro 3 há o conteúdo avançado no qual predomina a gramática e leitura de textos jornalísticos e literários, além de discussão sobre diversos temas do dia a dia, tanto na modalidade oral quanto na escrita.

COLEÇÃO VIVA! vol. 1, 2, 3, e 4

COLEÇÃO VIVA! vol. 1, 2, 3, e 4

Dividida em quatro volumes, para alunos e professores, a coleção Viva! Foi produzida em português, apresentando diversos aspectos da cultura, considerando, inclusive, regionalismos. Os livros reúnem também textos em áudio e canções para mostrar e apresentar situações reais do cotidiano da vida do Brasil e do brasileiro.

BEM-VINDO! A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO DA COMUNICAÇÃO

BEM-VINDO! A LÍNGUA PORTUGUESA NO  MUNDO  DA COMUNICAÇÃO.

Bem-Vindo! é um material endereçado ao público de jovens adultos e adultos de qualquer nacionalidade que queira aprender português, com sotaque brasileiro, como língua estrangeira. Este material foi desenvolvido para ser utilizado com alunos desde o nível iniciante até o pós-intermediário. Utilizado com muito sucesso para o ensino de português como língua estrangeira em universidades ao redor do mundo.

Possui livro do aluno, livro do professor e caderno de exercícios.

BEM-VINDO! Grupos 1, 2, 3, 4 e 5 (Ebook)

BEM-VINDO! Grupos 1, 2, 3, 4 e 5 (Ebook)

Com ‘Bem-Vindo!’, o português falado no Brasil pela prática de exercícios de conversação, compreensão oral, escrita e leitura, de maneira dinâmica e extremamente prática. Cada livro possui uma temática (grupos 1 a 5) disponível em e-book.

  • Bem-Vindo! Grupo 1 – Eu e Você 
  • Bem-Vindo! Grupo 2 – O Brasil e sua Língua
  • Bem-Vindo! Grupo 3 – A Sociedade e sua Organização
  • Bem-Vindo! Grupo 4 – O Trabalho e suas Características
  • Bem-Vindo! Grupo 5 – Diversão – Cultura
BRASIL INTERCULTURAL - Língua e Cultura Brasileira para Estrangeiros

BRASIL INTERCULTURAL – Língua e Cultura Brasileira para Estrangeiros

Esta coleção compõe-se de um conjunto de quatro volumes, que cobrem os conteúdos de quatro Ciclos de aprendizagem de português para falantes de outras línguas. Cada um dos Ciclos que estrutura o curso pleno em português organiza-se em dois níveis: Ciclo Básico; Ciclo Intermediário; Ciclo Avançado; Ciclo Avançado Superior. Desse modo, cada um dos volumes da Coleção destina-se a um Ciclo de curso. 

A abordagem pedagógica adotada pela Coleção BI é intercultural, visto que está centrada em uma visão de língua como lugar de interação, como dimensão mediadora das relações que se estabelecem entre sujeitos e mundos culturais diferentes. A língua, desse modo, não significa apenas forma ou sistema, mas um conjunto de possibilidades de interação e vivência que inclui não só estruturas formais e suas regras, mas também todos os significados sociais, culturais, históricos e políticos que a constituem.