As Políticas Públicas Educacionais buscam com incansável afinco vincular uma escola de qualidade para uma educação eficiente. No entanto, a tarefa se apresenta como das mais complexas considerando os aspectos culturais e sociais bem como os aspectos político-governamentais e econômicos. Assim é que este artigo busca como objetivo principal, através dos textos de Lisete Regina Gomes Arelaro em seu livro “Escritos sobre Políticas Públicas em Educação” (2020), analisar possibilidades de intervenções reais com o fim de que a melhoria das escolas, principalmente as públicas, sejam palco de uma educação renovadora, atualizada e eficiente para um novo mundo que se descortina diante do Brasil da nova política.
Este trabalho foi incentivado a partir da participação no Curso de Extensão Políticas Públicas em Educação: um estudo sob as lentes de Lisete Arelalo, ocorrido simultaneamente com os encontros do Grupo Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci (GPETED), coordenado pela docente Zuleide Simas de Silveira, oferecido ao Programa de Pós-graduação Strictu-sensu em Educação, da Universidade Federal Fluminense – UFF, no ano primeiro semestre de 2022.
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- Categorias: carga das experiências concretas, Transformações sociais