7 Os princípios disciplinar em Michel Foucaul e, autodisciplinar em Antonio Gramsci e seus reflexos na educação escolar.

Os princípios disciplinar em Michel Foucaul e, autodisciplinar em Antonio Gramsci e seus reflexos na educação escolar

O capítulo apresenta um breve panorama do Mundo do Trabalho cuja percepção dos olhares dos autores mostra a presença maciça do Estado como o poder integrador das mais distintas atividades.

Através de um resumido retrospecto em que, com a Revolução Industrial inglesa em curso, novas formas de trabalho apareceram no contexto europeu.

A história da humanidade tem seus reflexos na Educação Escolar que, desde antes da sua institucionalização registrava a característica disciplinar atuante e solidificando-se.

A disciplina e a autodisciplina são analisadas sob a visão dos filósofos Foucault e Gramsci na expectativa de compreendê-las no cenário da educação moderna..

Como referenciar: 

MEDEIROS, J. L.; PEREIRA, F. S. Os princípios disciplinar em Michel Foucaul e, autodisciplinar em Antonio Gramsci e seus reflexos na educação escolar. In: Palavras e seus múltiplos sentidos: formação docente e currículo.1 ed.Ipiranga, São Paulo: Parábola Editorial, 2019, v.2, p. 176-189.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *