A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: Estudo crítico da lei n° 13.415/2017
A Reforma no ensino médio: Estudo crítico da lei nº 13.415/2017 – Autora: Janiara de Lima Medeiros
Formação para o Trabalho x Formação para a Vida: Do princípio educativo do trabalho à educação emancipatória.
Minha pequena experiência na área educacional suscitou reflexões e análises que convergem em outras áreas do conhecimento como filosofia, história, economia, sociologia, antropologia, psicologia, relações internacionais.
Política, democracia e educação no Brasil: Uma breve análise à luz do caderno 13 de Gramsci
Neste trabalho reflete-se sobre política, Estado e democracia no pensamento de Gramsci, sistematizado no Caderno 13, parte de uma extensa obra escrita entre os anos de 1932-1934
O EDUCADOR À LUZ DE GRAMSCI E FLORESTAN: CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRÁTICA À REALIDADE NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
As considerações dos intelectuais que serviram como um dos norteadores desta pesquisa revelam que o educador respira um ar de tranquilidade e resiliência para com as dificuldades porvindouras
Trabalho-Educação e a Conjuntura Nacional
O foco deste trabalho está no período entre os governos de FHC e Temer. Mediante uma análise da conjuntura que se deu entre os anos de 1995 a 2018 abrangendo os mandatos de FHC e de Lula
A Atual Reforma do Ensino Médio em sua proposta de formação educacional para o Mundo do Trabalho.
A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) gerada a partir de propostas para um novo modelo de Ensino Médio (EM), introduzidas na LDB 9394/96 é nosso objetivo de análise e reflexão.
Ensino médio: O paradigma da educação para o trabalho e o debate nacional
O objetivo deste artigo está em provocar inquietações a partir das discussões sobre a nacionalização e a qualidade do ensino, tão discutidas entre as décadas de 1990 e 2000…
Mãe, quem é “perguntador” é inteligente ou intelectual? Ensaio sobre a ‘liberdade’ na perspectiva florestânica
As Políticas Públicas Educacionais buscam com incansável afinco vincular uma escola de qualidade para uma educação eficiente. No entanto, a tarefa se apresenta como das mais complexas
Transformações sociais e a carga das experiências concretas
As Políticas Públicas Educacionais buscam com incansável afinco vincular uma escola de qualidade para uma educação eficiente. No entanto, a tarefa se apresenta como das mais complexas
Relações entre a reforma do ensino médio, o empresariamento da educação e a formação docente.
O objetivo deste artigo está em provocar inquietações a partir das discussões sobre a nacionalização e a qualidade do ensino, tão discutidas entre as décadas de 1990 e 2000…