Search

Janiara de Lima Medeiros

Janiara de Lima MedeirosJaniara é uma mulher simples e comum; de poucas falas, prefere escrever. Não gosta de ambientes cheios, muito barulho e exposição. Prefere ambientes mais reservados, confortáveis e na companhia da família, de seletos amigos e de pessoas selecionadas que sejam simples, como ela.

Nasceu em 8 de março de 1979, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, sendo a primeira filha de Manoel Ademir Medeiros e Mariluza de Lima Medeiros. O pai, com estudos incompletos até a 3ª série do antigo primário, porém com formação alicerçada sobre a base da família e valores cristãos, começou a trabalhar ainda criança. Natural do Estado do Espírito Santo, imigrou para o Rio de Janeiro (Nova Iguaçu) com seus pais e irmã, na expectativa de trabalho e melhores condições de vida. Iniciou trabalho em comércio aos 11 anos de idade para ajudar a sustentar a casa, razão pela qual teve que deixar os estudos.

Conquistou confiança profissional e credibilidade na área comercial na cidade de Nova Iguaçu no decorrer da vida e hoje é reconhecido no ramo em que se mantém até hoje. A mãe, Mariluza de Lima Medeiros, também filha de imigrantes do Recife que buscaram junto aos filhos constituir vida na mesma cidade do Rio de Janeiro.

Teve educação simples, calcada sob as bases da família e cristianismo. Concluiu seu 2º grau no antigo Magistério, mas não chegou a lecionar em escolas pois aproveitara a oportunidade para trabalhar como promotora de café nos mercados de Nova Iguaçu. O café, produzido e comercializado na mesma cidade, tinha como um dos supervisores de vendas o Sr. Manoel Ademir que veio a ser seu marido, na condição de que deixasse de trabalhar para dedicar-se ao lar. O casal teve três filhas: Janiara, Janaína e Janiane, crescidas, estudadas e educadas sob a base dos mesmos valores, também na cidade de Nova Iguaçu (RJ).

Janiara, durante a sua formação e prática profissional, viajou para várias cidades brasileiras conhecendo diversas realidades socioeconômicas e a correspondência com a educação nacional. Também foi nesta trajetória que conheceu seu esposo, enquanto ainda era estudante de Direito no Rio de Janeiro (2006). Mas, somente alguns anos depois, a união foi oficializada e, em 2013, o casal foi presenteado com o nascimento de Maria Luiza.

Formação:

Quando adolescente, Janiara concluiu a Educação Básica no Colégio Estadual Arruda Negreiros, localizado próximo a sua residência. As opções para o Ensino Médio resumiam-se entre Formação Geral e a Formação de Professores. Decidiu-se por seguir a formação da sua mãe, iniciando no magistério.

Com bolsa de incentivo e estagiando no antigo Jornal de Letras da Universidade Gama Filho, concluiu a graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com Bacharel em Análise Semiótica e Licenciatura em Língua e Literatura brasileiras (Universidade Gama Filho, 1998 – 2002). Com o apoio do pai e descontos recebidos pela instituição de ensino, concluiu a especialização em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Cândido Mendes, 2003 – 2004).

Conquistou bolsas de estudo integral por trabalhar em Instituições de Ensino Superior (IES), desde que aplicasse os conhecimentos teóricos aos projetos e funções assumidas nas mesmas IES. Dessa forma, concluiu a especialização em Psicopedagogia Institucional (UniverCidade, 2005 – 2006), o MBA Executivo em Marketing (UniverCidade, 2006 – 2008) e a Pós-graduação Lato Sensu em Gestão EaD (Cesumar, 2012 – 2015).


A formação foi aperfeiçoada com a conclusão do Mestrado em Educação (Universidade Federal Fluminense, 2018 – 2020), contribuindo para a ampliação do conhecimento e da vontade de aprender.
A educação escolar somatizada contribuiu à trajetória de atividades distintas convergentes à área de ensino e pesquisas educacionais.

Experiência profissional:

Em instituições civis, como docente, atuou em todos os níveis de ensino (alfabetização, ensinos fundamental e médio, graduação, pós-graduação e cursos livres de capacitação), em Instituições públicas e privadas, civis e militares, nas modalidades presencial e a distância, como docente e/ou gestora. No ensino superior, lecionou nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Letras nas disciplinas Língua Portuguesa, Produção de Texto, Didática, Sociologia e Informática (conceitos básicos). Enquanto gestora, coordenou concomitantemente vinte e três unidades de ensino no Rio de Janeiro às quais respondia pelas questões técnicas de atendimento aos processos administrativos com base na legislação vigente. Em seguida, coordenou a expansão e a implantação de polo de Educação a Distância em uma das Instituições de Ensino Superior melhor avaliadas pelo Ministério da Educação, na qual respondia às questões administrativas, pedagógicas e comerciais simultaneamente (até janeiro/2015).

Como Consultora em Educação nas instituições privadas, entre 2011 e 2015, desenvolveu e gerenciou projetos voltados à implantação de plataformas de ensino presencial e a distância para treinamentos, cursos de extensão e pós-graduação.
Janiara (também conhecida como professora Jani) possui experiência em produção, revisão e editoração de textos, artigos, manuais, entre outros; elaboração e revisão de relatórios operacionais e estratégicos; conteudista para blogs, revistas, websites. Autora de livros, artigos e capítulos de livros, organizadora de eventos e obras literárias. Ela procurou manter seu foco em pesquisas na grande área da Educação e Cultura brasileiras, disponibilizando gratuita e voluntariamente as publicações em meios digitais com interesse a disseminação do conhecimento como forma de apoio à educação integral.


A vivência militar deu-se entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2023, na qual passou a integrar o Quadro Complementar de Oficiais Técnicos Temporários como docente de Língua Portuguesa. Desde então, lecionou, no Centro de Idiomas do Exército (CIdEx), em atividades de ensino para militares estrangeiros vindos da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Camarões, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Egito, Equador, Estados Unidos da América, França, Guatemala, Honduras, Indonésia, Mauritânia, México, Namíbia, Nicarágua, Paquistão, Peru, Rússia, Senegal, Suécia, Suriname, Venezuela e Vietnã. No Centro de Estudos de Pessoal e Forte de Duque de Caxias (CEP/FDC), atuou como docente no curso de Pós-graduação de Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica e Comunicação Social nas disciplinas Orientação Educacional, Orientação Educacional, Comunicação e Linguagens e orientação de trabalhos finais de curso.

Enquanto chefe da seção de ensino de Português, respondia pelas questões pedagógicas, administrativas e diplomáticas para com os países das Nações Amigas e, estrategicamente, zelando por ações de contrainteligência. A partir de 01 de fevereiro de 2023, como Oficial da Reserva (R/2), libertou-se dos controles e opressões vivenciados na caserna, o que se espera contribuir à sua saúde e mental.


A 1º Tenente Janiara Medeiros, reservada à prática das suas funções pedagógicas e com segurança quanto às questões técnicas e de sua formação, muito aprendeu com a experiência militar. Nesse período, observou e questionou quanto à formação dos militares especializados nas Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), Quadros (Engenharia, Material Bélico e Complementar de Oficiais) e Serviços (Intendência e Saúde) do Exército Brasileiro. Os resultados de suas observações, questionamentos, críticas e considerações são eventualmente publicados em periódicos e como capítulos de livros de circulação nacional e internacional.

Reflexões:

O que se pode afirmar é que inúmeras inquietações e reflexões trouxeram-lhe à ontologia crítica do homem. Indagações sobre a sociedade e o contexto do Brasil atual remeteram-na à necessidade de buscar na história algumas conexões. Questionamentos em diversas áreas de atuação humana levaram-na a possíveis relações de ação e consequências, cujas tendências a direcionaram a considerar a necessidade da educação humana, não institucionalizada, como uma premissa para uma vida melhor.


O resumo da sua formação pessoal e experiência na área educacional suscitaram reflexões e análises que convergem a outras áreas do conhecimento como história, filosofia, economia, sociologia, antropologia, psicologia e relações internacionais, e assim surgem novas inquietações.


A experiência profissional formal não sobrepõe sua formação simples e sensível, o que a faz retornar às suas raízes, ao amor pela ingenuidade, doçura e sinceridade encontradas nas suas crianças João Pedro, Maria Luiza, Cláudio Junior e Maria Eduarda (filha e sobrinhos) e na natureza ao seu redor.

Sobre Janiara de Lima Medeiros Educação

“Meus pais são Ademir e Mariluza, os melhores do mundo. Embora tenha estudado até a terceira série do antigo primário, meu pai é um homem inteligente que teve no trabalho toda sua formação profissional. Minha mãe concluiu o antigo segundo grau em Formação de Professores, mas não lecionou, pois optou por atender ao pedido do meu pai para cuidar da família após o casamento. Filha de um pai amoroso e trabalhador e de uma mãe sensível e zelosa que constituíram a base familiar na qual, após meu nascimento, vieram Janaína e Janiane, também as melhores irmãs do mundo. Esse foi só o começo…

Inúmeras inquietações e reflexões trouxeram-me à ontologia crítica do homem. Indagações sobre a sociedade atual remeteram-me à necessidade de buscar na história algumas conexões. Questionamentos em diversas áreas de atuação humana levaram-me a possíveis relações de ação e consequências, cujas tendências direcionaram-me a considerar a necessidade da educação humana, não institucionalizada, como um uma premissa para uma vida melhor.

O resumo da minha experiência na área educacional suscitou reflexões e análises que convergem a outras áreas do conhecimento como história, filosofia, economia, sociologia, antropologia, psicologia e relações internacionais, e assim surgem novas inquietações…

No entanto, a experiência profissional formal não sobrepõe minha formação simples e minha sensibilidade, razão pela qual prefere ser chamada, no dia a dia, por Jani.

Janiara de Lima Medeiros