LIVROS PARADIDÁTICOS

Diferente do livro didático, o paradidático não tem a função de dar apoio ao ensino e à aprendizagem, mas sim o de auxiliar ao aprofundar e/ou ampliar determinados temas do conteúdo. Por esta razão os livros paradidáticos não substituem os livros didáticos, já que possuem objetivos e funções diferentes. 

O livro paradidático é, normalmente, adotado para uma leitura individual e facultativa. Eles oferecem oportunidade de não limitar o conhecimento (tanto de alunos como o de professores) para exercitarem a autonomia. 

Seguem sugestões de livros, incluindo Leituras Graduadas*:

MEU LIVRO DO RIO

(Bruno Drummond / Luiz André Alzer)
Dos shows às partidas de futebol marcantes, passando pelas melhores dicas para visitar pontos turísticos clássicos ou nada convencionais, Meu livro do Rio vai do Leme ao Pontal permeado por uma farta lista de curiosidades do Rio de Janeiro.

Fonte: www.companhiadasletras.com.br/


MEU LIVRO DO RIO

(Luiz André Alzer / Bruno Drummond)
Um guia? Um almanaque? Um diário? Meu livro do Rio é um pouco disso tudo. Pode ser útil para o leitor conhecer um cantinho novo da cidade. Ou para redescobrir um velho lugar. Pode revelar curiosidades, ajudar a desempatar dúvidas ou simplesmente proporcionar uma leitura agradável sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: www.estantevirtual.com.br/luiz-andre-alzer-bruno-drummond/meu-livro-do-rio/


SAMBA O DONO DO CORPO

Muniz de Sodré
A obra é um marco para os estudos teóricos sobre o samba, gênero que desperta muitas controvérsias entre os estudiosos, quer no plano da historiografia ou no da reflexão crítica. Muniz Sodré aqui discorre sobre a concepção negro-africana do tempo, aplicada ao fenômeno da síncope – o elemento rítmico característico do samba. Delineia a gênese e a sedimentação da expressão musical.

Fonte: www.sollusdistribuidora.com.br/samba-o-dono-do-corpo


LEITURAS GRADUADAS EM PORTUGUÊS (A1 – C2)

contos adaptados
Leituras Graduadas são textos adaptados adequados à compreensão de leitura e ao aumento de vocabulário de estudantes de idiomas. Seguindo as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência, esta série da HUB Editorial apresentará textos de grandes escritores da Literatura em Língua Portuguesa, nos seguintes níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. 

Fonte: www.hubeditorial.com.br/leituras-graduadas-ple/


COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA

Luis Fernando Veríssimo
Livro de contos cômicos é dividido em seis tópicos, e subdividido em suas respectivas crônicas/contos. A coleção é composta por outros 2 livros que podem ser adquiridos também separadamente: 

  • MAIS COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA e  
  • COMÉDIAS BRASILEIRAS DE VERÃO. 

Fonte: www.clasf.com.br/colecao-de-luis-fernando-verissimo-em-sao-paulo


DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES E TERMOS MILITARES

inglês / english – português / portuguese
Este dicionário destina-se a cadetes das academias da Polícia Militar e das Forças Armadas, a alunos das escolas de graduados, militares brasileiros que participam em ações multinacionais, militares em geral, a civis interessados em assuntos militares, a membros de grupos universitários de estudos estratégicos, tradutores e professores de inglês e de português para estrangeiros. 

Fonte: skoob.com.br/dicionario-de-expressoes-e-termos-militares-ingles-english-portugues-portuguese


O LINGUAJAR VERDE-OLIVA

Célia Rodrigues Gusmão
O linguajar militar usado pelos integrantes de quartéis do Exército causa bastante estranhamento aos brasileiros desacostumados a esse vocabulário, quando com ele estabelecem um primeiro contato. Palavras simples e corriqueiras assumem novos significados e nem sempre são o que parecem. Este livro pretende servir de auxílio aos recém ingressados no Exército Brasileiro, e também àqueles que lecionam a militares estrangeiros em missão no Brasil ou no exterior, pois descreve como se configura esse léxico tão específico e apresenta um glossário com os principais termos e siglas empregados na fala cotidiana das instituições verde-oliva.

Fonte: www.travessa.com.br/o-linguajar-verde-oliva/


3500 PALAVRAS EM PORTUGUÊS

Este vocabulário de bolso foi concebido para ajudar o visitante estrangeiro, falante de inglês, a se comunicar em português do Brasil. Para facilitar a consulta, as palavras estão classificadas de acordo com os temas mais comuns das conversações mantidas por quem viaja ao exterior, seja a negócios ou em turismo, tais como meios de transportes, férias, vida urbana, compras, trabalho e lazer.

Fonte: www.livrofacil.net/3500-words-in-portuguese-colecao-3500-palavras/


CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO. EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO. EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Especialmente elaborado para cursos de Português para estrangeiros em qualquer país do mundo, Criatividade e Expressão – Exercícios de Português para Estrangeiros surge como material de apoio no desenvolvimento e aplicação dos conceitos linguísticos adquiridos em sala de aula, do ponto de vista lexical, sintático e fonológico. Os diálogos presentes no livro estimulam a comunicação oral de uma forma lúdica, inserindo o aluno no contexto em que se desenvolvem as situações. Além disso, as propostas de continuação livre de frases e textos incentivam a criatividade e a produção escrita em Português. Os exercícios enfocam a criatividade do aluno, a capacidade de comunicação em Língua Portuguesa – como língua estrangeira ou como segunda língua (L2)-, além de informar o aluno sobre fatos históricos e personagens marcantes para a cultura brasileira.

Fonte: amazon.com.br/criatividade-expressao-exercicios-portugues-estrangeiros/


Palavras, palavrinhas e palavrões

PALAVRAS, PALAVRINHAS E PALAVRÕES

Ana Maria Machado
Por que palavrões podem ser palavras grandes, ou às vezes, pequenas? Por que às vezes são palavras proibidas, outras vezes não, dependendo do caso? A menina desta história não gostava nada dessa confusão e toma uma decisão importante: não falará mais nenhuma palavra! Só que a chegada de uma nova irmãzinha faz com que ela mude de ideia e veja que brincar com as palavras de nossa língua é um verdadeiro barato! Descubra em Palavras, palavrinhas e palavrões.

Fonte: lojaportalclubedaleitura.com.br/palavras+palavrinhas+e+palavroes/ 

*Leituras Graduadas são textos adaptados adequados à compreensão de leitura e ao aumento de vocabulário de estudantes de idiomas. Seguindo as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência, os textos de grandes escritores da Literatura em Língua Portuguesa são disponíveis níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.