Transformar a educação brasileira em educação inclusiva é um grande desafio que ultrapassa a necessidade de novas estratégias de ensino.
São necessárias muitas mudanças para que alunos com ou sem deficiência e educadores respeitem a diversidade entre si e para com os outros. De uma forma mais ampla, buscam-se ações que viabilizem a reforma na educação como um todo, bem como o aprimoramento dos programas de ensino e, consequentemente, medidas atualizadas em prol da justiça social.
Portanto, ao compreender e significar que a riqueza está nas diferenças é, de verdade, mudar o foco da educação como um fim a ser atingido, que não é estático e não se limita jamais.
Como referenciar:
MEDEIROS, J. L. Desafios para o Gestor de Ensino na Educação Inclusiva: integrar ou incluir alunos com deficiência na era tecnológica In: Humanis – Educação Inclusiva: avanços e desafios.1 ed.Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Pessoal, 2017, v.1, p. 19-40.
Tags:Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação Integrada, Inclusão Digital