O docente atuante no ensino do idioma português

capa do livro Educação em foco: desafios e perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem 2

A aquisição de um novo idioma é um desafio cultural, o estudo dos aspectos linguísticos e cultural são indissociáveis. Desta forma é que, para o docente que atua no ensino do idioma português, é necessária a compreensão que se trata de um ensino linguístico para não nativos da sua língua materna, o que acarreta desafios diferenciados.

Um deles é o desafio linguístico sobre a perspectiva cultural, ou melhor, intercultural. Além das questões complexas do idioma português no que diz respeito aos estudos gramaticais, há de se observar e atentar ao fato da compreensão clara dos objetivos pelos quais os militares necessitam do estudo da língua, bem como suas origens e diagnóstico claro quanto à fluência previa (se existente) no idioma português principalmente nas habilidades de compreensão auditiva e expressão escrita.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *