Publicações e informações sobre o idioma.

Jargões militares do Exército Brasileiro têm livro explicativo

Jargões militares do Exército Brasileiro têm livro explicativo

Para ajudar a sanar as dúvidas de quem ingressa no EB e desconhece o linguajar verde-oliva, a autora formulou um glossário com quase 700 verbetes e 100 abreviaturas, enriquecido com diversas ilustrações e, em alguns casos, com exemplos de uso.

O Estudo está disponível na página no Facebook e no perfil oo Instagram:  @linguajarverdeoliva


Portuguese language Challenges and opportunities in the selection of teaching resources for teaching language and culture portuguese of Brazil

Portuguese language: Challenges and opportunities in the selection of teaching resources for teaching language and culture portuguese of Brazil

This work aims to analyze the methodology of teaching Portuguese as a second language, highlighting the result with contextualized classes simulating real everyday situations.


GAMIFICAÇÃO APLICADA AO ENSINO DO IDIOMA PORTUGUÊS PARA MILITARES ESTRANGEIROS.

Gamificação aplicada ao ensino do idioma português para militares estrangeiros

O ensino do idioma português como segunda língua é um desafio para o aluno e também para o professor. Logo, a energia de trabalho intelectual despendida pelo aluno nesta nova compreensão de mundo ocorre também para o professor ao criar novas soluções que direcionem ao êxito da missão.


“SEU INSENSÍVEL!”, “NOSSA, MEU ANJO...” USOS DE POSSESSIVOS NÃO PREVISTOS EM MANUAIS DE ENSINO DE PL2E

“SEU INSENSÍVEL!”, “NOSSA, MEU ANJO…”: USOS DE POSSESSIVOS NÃO PREVISTOS EM MANUAIS DE ENSINO DE PL2E

O aluno de Português língua estrangeira que observe o seu entorno linguístico, seguramente, terá dúvidas a respeito da língua portuguesa que jamais serão sequer pensadas por um falante nativo. Pode, por exemplo, perguntar-se: (1) ao ouvir o nome do cantor brasileiro de samba, por que o estão chamando de Seu Jorge, o que significa esse seu?;


O Linguajar Verde-Oliva no Ensino de Português para Militares Estrangeiros

O Linguajar Verde-Oliva no Ensino de Português para Militares Estrangeiros

No contexto militar brasileiro, a presença de militares estrangeiros é uma constante. Ao chegarem ao Brasil, esses estrangeiros encontram não só um idioma e uma cultura diferentes dos seus, mas, inseridos no ambiente militar, deparam-se com um jargão próprio, cheio de particularidades que dificultam a comunicação entre pares…


A adoção das expressões idiomáticas no ensino do idioma português para militares estrangeiros.

A ADOÇÃO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NO ENSINO DO IDIOMA PORTUGUÊS PARA MILITARES ESTRANGEIROS

A proposta deste artigo é despertar reflexões para a aplicação de expressões idiomáticas no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, reconhecendo que a utilização das expressões idiomáticas exige, além de uma compreensão lexical, também o entendimento cultural a que se objetiva este ensino.


O ensino por competências aplicado na aprendizagem do idioma português para estrangeiros

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS APLICADO NA APRENDIZAGEM DO IDIOMA PORTUGUÊS PARA MILITARES ESTRANGEIROS.

Este trabalho pretende analisar a metodologia da educação por competências no ensino do idioma português como segunda língua através de contextualizações em aula extraclasse. A pesquisa foi aplicada durante o Curso de Português para Militares Estrangeiros (CPME)